Já imaginou ter uma varanda gourmet em casa? Um cantinho bem decorado onde você pode receber os amigos ou relaxar com a família? Parece uma ótima ideia, não é?

Sabemos que na hora de montar um ambiente como esse podem surgir diversas dúvidas. Por isso, preparamos este post para ajudar você a construir uma varanda gourmet incrível.

Pronta? Então, vamos lá!

Afinal, o que é uma varanda gourmet?

A palavra gourmet foi cunhada por apreciadores de vinho e de boa comida na França. Atualmente, expressa uma ideia associada à culinária e às bebidas de alta qualidade. 

Sendo assim, a varanda gourmet é um espaço construído para apreciação de uma boa refeição em um ambiente charmoso – na companhia, é claro, de convidados especiais. 

Varanda integrada à sala de estar ou ambiente separado?

As varandas gourmets são muito comuns em casas, mas ganham cada vez mais espaço em apartamentos, sejam integradas à sala de estar ou em ambiente separado.

Integrada à sala

Quando integrada à sala, uma varanda gourmet fica muito bem fechada por vidros, por exemplo. Isso garante que a visão não seja prejudicada e promove a sensação de um só espaço.

Para essa opção, você deve apostar em um visual que converse com a decoração da sala de estar. Por exemplo, se a sua tem elementos rústicos, permanecer nesse estilo é uma ótima escolha.

Ambiente separado

Se você optar por um ambiente separado, a escolha do estilo se torna mais livre. Uma dica importante aqui é posicionar os móveis de modo a não bloquear a vista da varanda. Em espaços separados, jardins ou hortas verticais dão um charme especial. 

Quais são os itens essenciais para esse espaço?

Agora que você decidiu se montará uma varanda gourmet integrada ou separada, precisa saber quais são os itens essenciais para esse cantinho da casa:

Bancada com pia

Como falamos no início, esse espaço envolve refeições. Sendo assim, ter uma bancada com uma pia para dar suporte ao preparo de um suco ou à lavagem de uma fruta é fundamental. 

Mesa e cadeiras

Esses talvez sejam os itens mais óbvios de um espaço gourmet, mas isso não significa que eles precisam ser sem graça ou iguais em todas as varandas! Escolha essas peças de acordo com o estilo da decoração e, claro, a quantidade de pessoas que você pretende receber.

Estante ou armário

Assim como a bancada com pia, uma estante ou um armário é importante para dar suporte aos utensílios e ao uso do seu ambiente gourmet. Eles são muito úteis para guardar pratos, talheres, jogos americanos, copos e demais objetos a serem utilizados.

Acessórios de cozinha

Apesar de não ser uma cozinha completa, a varanda gourmet pede alguns acessórios desse ambiente. Isso envolve desde os utensílios básicos de churrasco, por exemplo, até sousplats, vasos e toalhas, entre outros.

O mais importante de uma varanda gourmet é que ela tenha a carinha da sua família e seja um ambiente aconchegante para receber pessoas queridas. Esperamos que essas dicas tenham ajudado você.

Para conferir mais conteúdos como esse, curta a nossa página no Facebook! Assim, você receberá nossos posts novos em sua linha do tempo.