Como colocar a mesa para receber visitas

Receber os amigos em casa é sempre um prazer, não é mesmo? Cuidar de cada detalhe para que eles se sintam amados e cuidados é uma meta a ser cumprida. Além de uma boa conversa e uma comida saborosa, nada como uma mesa decorada para recepcioná-los.

Você sabe como colocar a mesa para receber convidados? Preparar o espaço onde vocês compartilharão a refeição e as novidades tem mais detalhes a serem observados do que parece à primeira vista!

A cada dia que passa, essa atividade prazerosa se torna mais conhecida e comum ao dia a dia. Mas, afinal, como colocar a mesa para recepcionar os amigos?

Entenda a ocasião

Antes mesmo de pensar na decoração e preparação da sua mesa, você precisa entender o tipo de ocasião. Será formal ou informal? Cada uma dessas situações pede diferentes tipos de mesas postas:

Ocasiões formais

Por exemplo, os momentos mais formais pedirão toalhas de mesa em tons claros, com tecidos mais refinados e que estejam bem passadas. 

Os sousplats devem ir primeiro, seguidos pelo prato principal e pelo prato de salada. Por último, um pratinho para o pão pode ser colocado do lado esquerdo, na parte superior, do prato principal.

Mesa formal

Ocasiões informais

Já as ocasiões informais, como os encontros com amigos e familiares, permitem mais liberdade. Apesar da ordem formal de pratos e talheres ser um charme, você tem a possibilidade de ousar ao colocar a sua mesa.

Você pode apostar em finger foods ao invés de saladas, dispensando o uso do prato de salada. É possível ainda utilizar formatos diferentes de pratos, sousplats e guardanapos. A criatividade ganha ainda mais espaço! 

Mesa informal

Defina estilo e cores da decoração

Uma mesa bem decorada envolve estilo e cores. Você receberá seus convidados com uma decoração de época festiva (Copa do Mundo, Dia dos Pais, Natal, etc) ou de estação (Primavera, Verão, Outono, Inverno)? 

Optará por um estilo romântico, clássico, moderninho ou por um simples e clean? As possibilidades para colocar a mesa e decorá-la são inúmeras. Tudo dependerá do seu gosto e do que você deseja transmitir para os convidados. 

Prepare-se para colocar a mesa

Antes de colocar a mesa de fato, faça uma lista e tenha certeza que você tem todos os itens necessários:

  • Usará toalha de mesa? Se sim, já tem a que precisa?
  • Já tem sousplats ou jogos americanos suficientes?
  • Está tudo certo com os copos?
  • E os guardanapos? E os anéis de guardanapos?
  • Usará flores? Já tem o vaso?
  • Imprimirá plaquinhas ou minicardápios?

Uma lista com tudo que tem e o que precisa comprar ajudará bastante e poupará tempo!

Não esqueça de aproveitar seus convidados

A preparação antes do encontro e o trabalho que envolve colocar a mesa para receber os convidados podem acabar deixando sua mente um pouco distante do momento especial que você tanto preparou. 

Sendo assim, nossa última dica é que você aproveite o tempo e a companhia dos seus convidados! Receber amigos é sempre um momento especial.

Para continuar descobrindo mais sobre esse assunto, baixe agora mesmo nosso e-book grátis sobre mesas postas!